A Engenharia de Diagnóstico é constituida por algumas etapas. Etapas estas denominadas de vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria e são usualmente classificadas de acordo com a progressividade, ou seja: a vistoria registra, a inspeção analisa, a auditoria atesta, a perícia diagnostica e a consultoria prescreve as soluções.
Esta sequência de etapas para o Diagnóstico é importante ser seguida para que o resultado final tenha êxito.
Dependendo da anomalia e da situação pode ser que alguma etapa possa ser fundida. Normalmente isto ocorre com a etapa inspeção e auditoria.
Tipos de Vistorias e Laudos Elaborados
📌 Vistoria Técnica Predial para Recebimento do Empreendimento
📌 Vistoria Predial
📌 Laudo de Inspeção Predial
📌 Perícia / Laudo de Inspeção Especializada (Estrutura, Fachada, Combate a incêndio, Hidráulica, Elétrica, Ar Condicionado, Acessibilidade,...)
📌 Diagnóstico de Anomalias Construtivas (Trincas, Infiltrações, Destacamentos do Revestimento, Deformações, Corrosão, Eflorescência,...)
É realizado uma visita "in loco" por um Engenheiro que procura indícios e sintomas das anomalias que possa prejudicar a vida útil da edificação como o bem estar das pessoas.
Na Inspeção são elaborados os Laudos Técnicos, são documentos mais detalhados em relação a Vistoria, pois possuem a finalidade de avaliar situações e identificar falhas construtivas ou de manutenção que possam existir e comprometer a vida útil do Empreendimento
Visita "in loco" de Engenharia com o propósito de descobrir a causa do problema.
Quando a causa não é visível, pode ser necessário a execução de ensaios não destrutivos ou destrutivos
As Vistorias e Inspeções são apresentadas em forma de relatórios
Vistoria Técnica
Auditora
Intervenção
Vistoria para Recebimento